A LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados – não é exatamente uma novidade: ela já é aplicada em diversos países e já era discutida no Brasil desde 2018. Porém, aqui foi concedido às empresas um prazo prolongado para adaptação.

Esse prazo já acabou, e as multas para quem não cumprir a lei já podem ser aplicadas porque a legislação já está valendo.

Por isso, quem ainda não se adequou precisa correr atrás do prejuízo antes que seja tarde. O processo é trabalhoso, é verdade – mas não é nada de outro mundo se você tem advogados experientes ao seu lado.

Neste post trouxemos algumas dicas e informações a respeito da LGPD, mas é claro que você também pode entrar em contato com um dos nossos advogados para te auxiliar neste processo.

Por que devo adequar minha empresa à LGPD?

Para responder a esta pergunta, temos três pontos principais.

1. Porque a lei já está valendo e as multas para empresas que não cumprem são altas. Além disso, diante de um vazamento ou mau uso de dados, há todos os custos judiciais para se defender de ações e todo prejuízo com indenização.

2. Outro motivo é sair na frente da concorrência e ter mais poder de negociação e credibilidade com os parceiros, fornecedores e investidores.

3. E o motivo maior de todos é ganhar a confiança principalmente dos clientes, por causa da privacidade, segurança e transparência no tratamento dos seus dados pessoais.

Qual é o valor da multa?

Os valores das multas aplicadas para quem não seguir as regras do LGPD a partir de agosto poderão chegar até 2% do faturamento bruto – mas não pode ultrapassar 50 milhões de reais por infração.

O que a LGPD propõe?

De acordo com esta nova lei, os titulares passam a ter o direito de saber de que maneira as organizações coletam seus dados, para qual finalidade, com quem compartilham e por quanto tempo serão armazenados.

Como funciona a adequação?

É preciso fazer um mapeamento e identificar como, quando e de que forma são capturados os dados dos clientes, quais dados são estes, e por qual software isso acontece.

Depois, trace um caminho pelo qual os dados percorrem: entenda o tratamento que eles recebem, por quem passam, quem tem acesso, onde são armazenados e por quanto tempo.

A partir disto podem ser adotadas as medidas para adequar todo este tratamento dentro do que diz a lei.

E como adequar minha empresa à LGPD?

Como você viu no tópico anterior, é uma tarefa trabalhosa – mas essencial e que vai trazer muitos benefícios para sua empresa.

A dica é contar com advogados especialistas em Direito Empresarial de sua confiança para lhe auxiliarem nessa missão.

Consulta Processual

Assine nossa
newsletter

Recebe novidades e dicas jurídicas em primeira mão. Informe-nos seu e-mail.

    Precisa de
    alguma coisa?
    Fale conosco.

    Atendimento

    Cascavel: 45 3321 8700

    Curitiba: 41 3024 7024

    Geral: 45 3321 8700

    Escritório

    Cascavel – PR

    Rua Juscelino Kubitscheck, 79
    Centro – CEP 85805-040
    (45) 3321-8700

    duvidascvel@gwdadvogados.com.br

    Escritório

    Curitiba – PR

    Av. República Argentina, 210
    2º andar – Cjtos 203 a 208
    Água Verde – CEP 80240-210
    (41) 3024-7024

    duvidasctba@gwdadvogados.com.br

    A GWD utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.