Fazer o planejamento sucessório é mais do que organizar herança e fugir do inventário. Sucessão patrimonial trata-se da gestão adequada dos seus bens em vida. Além disso, garante que sua história seja preservada e que seus beneficiários não passem por apuros.

Inclusive, o diretor geral da GWD Advogados Associados, Jair Antonio Wiebelling, explica que é ainda mais correto chamar essa gestão de planejamento patrimonial e familiar, uma vez que seus benefícios são desfrutados no momento presente.

E pensando em contribuir com o que você já sabe sobre sucessão, preparamos este artigo para orientá-lo. Confira!

Planejamento sucessório: tabus e o alto custo de não planejar

Infelizmente, ainda existem alguns tabus, medos e equívocos sobre o planejamento sucessório entre os brasileiros.

Algumas pessoas pensam que se trata de um assunto relacionado à morte e por isso precisa ser evitado – o que é um grande erro e explicaremos por que mais abaixo.

Outras pessoas acreditam que um simples testamento vai resolver. E essa é mais uma inverdade. Ainda há quem pense que o inventário é a melhor alterativa acerca desse tema, que é outro grande engano!

Nesse sentido, Jair explica que a sucessão ideal é composta por 3 Ps: planejada, pensada e programada. Caso contrário, um dia ela será obrigatória e muito mais cara.

Jair Antonio Wiebelling explica brevemente a importância de fazer um planejamento patrimonial e evitar custos altos, como os de inventário.

Por que fazer a sucessão patrimonial?

Porque pensar no planejamento sucessório é desfrutar em vida da tranquilidade de saber que suas conquistas estão bem gerenciadas.

Além disso, é garantir que sua história seja honrada.

Quer um exemplo?

Há alguns meses, faleceu uma importante figura do entretenimento brasileiro.

Essa pessoa deixou um testamento para redirecionar suas propriedades e desde então seus beneficiários enfrentam inúmeros custos e brigas que, lamentavelmente, transformaram-se em manchetes nos sites de notícia.

Não bastasse isso, a brilhante história desse ser humano corre o risco de ser ofuscada por polêmicas acerca de sua vida privada.

Polêmicas essas que emergiram por conta da herança, que se tornou objeto de disputa devido à falta de um planejamento sucessório bem elaborado.

E essa história se repete em escalas menores, porém igualmente tristes, na vida e legado de quem não é celebridade.

5 verdades sobre o planejamento sucessório

Por isso, podemos resumir o planejamento sucessório em 5 verdades que você precisa ter em mente.

  • O planejamento sucessório é a gestão de seu patrimônio e você aproveita isso em vida.
  • Seus beneficiários não vão passar por apuros no futuro.
  • Sua história de vida será preservada e honrada, não sendo apagada por causa de brigas por herança.
  • Fazer só um testamento não é recomendável porque ele pode ter muitos buracos e problemas, especialmente se não for pensado e feito com bastante critério.
  • Inventário é muito mais caro, trabalhoso e demorado.

Planejamento sucessório: 4 passos para fazer

Para fazer seu planejamento sucessório você precisa colocar em prática os passos abaixo.

1 – Faça o levantamento de seus bens

O primeiro passo para fazer a sucessão patrimonial é levantar todo o seu patrimônio.

Nessa lista, podem entrar itens como imóveis, automóveis, poupança, seguro, previdência e dinheiro em conta, por exemplo. O importante é que tudo que você tem seja listado para que você compreenda o que será distribuído para os herdeiros.

2 – Escolha os beneficiários

Beneficiários ou herdeiros serão as pessoas para quem você vai deixar seu patrimônio.

Geralmente aqui entram descendentes, ascendentes, cônjuges e familiares próximos. Mas, você também pode colocar outras pessoas ou instituições para quem deseja deixar algo.

Neste momento do planejamento sucessório é interessante lembrar de algumas obrigações legais para as heranças, como por exemplo os herdeiros necessários. Sabendo o que é definido por lei, fica mais fácil de entender qual o melhor método para a distribuição do patrimônio.

3 – Defina o método de sucessão

Existem 4 principais métodos para fazer o seu planejamento sucessório em vida e garantir uma gestão adequada para seu patrimônio desde o presente. Veja!

Holding Familiar

Aqui, abre-se uma empresa que será a proprietária do patrimônio. Você e os beneficiários que escolher serão donos das respectivas porcentagens da empresa.

Os benefícios desse método são vários, e entre eles estão a gestão organizada dos bens e a proteção contra eventualidades – como bloqueios judiciais.

Doação em vida

Neste método, você faz a doação dos bens aos beneficiários que escolher. Vale lembrar que há algumas regras a seguir quanto aos direitos dos sucessores.

Testamento

Método bem conhecido, permite que você direcione metade de seu patrimônio. A outra metade deve observar os herdeiros obrigatórios.

Previdência Privada

Por esse método, os herdeiros receberão o que foi destinado à previdência privada da modalidade VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre.

4 – Fale com seu advogado

Depois de listar seu patrimônio e escolher seus beneficiários, é altamente recomendável que você consulte seu advogado especialista em sucessão patrimonial.

Ele vai orientá-lo sobre os melhores métodos de sucessão de acordo com seu patrimônio, beneficiários e necessidades. Além disso, ele vai preparar toda a documentação e processos necessários para colocar em prática o seu projeto de planejamento sucessório.  

Consulta Processual

Assine nossa
newsletter

Recebe novidades e dicas jurídicas em primeira mão. Informe-nos seu e-mail.

    Precisa de
    alguma coisa?
    Fale conosco.

    Atendimento

    Cascavel: 45 3321 8700

    Curitiba: 41 3024 7024

    Geral: 45 3321 8700

    Escritório

    Cascavel – PR

    Rua Juscelino Kubitscheck, 79
    Centro – CEP 85805-040
    (45) 3321-8700

    duvidascvel@gwdadvogados.com.br

    Escritório

    Curitiba – PR

    Av. República Argentina, 210
    2º andar – Cjtos 203 a 208
    Água Verde – CEP 80240-210
    (41) 3024-7024

    duvidasctba@gwdadvogados.com.br

    A GWD utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.